Seu voo nacional atrasou mais de 8 horas?

Exija uma indenização de até R$ 20.000,00 e o ressarcimento do seu prejuízo financeiro.

Exija uma indenização de até R$ 20.000,00 e o ressarcimento do seu prejuízo financeiro.

Indenizações

Esses são os valores médios de indenizações em casos de extravio de bagagem:

R$ 7.000,00

R$12.000,00

R$16.000,00

Quando o atraso ou cancelamento resultar na chegada ao destino entre 8 e 10 horas após o previsto.

Quando o atraso ou cancelamento resultar na chegada ao destino entre 11 e 23 horas após o previsto.

Quando o cancelamento for definitivo ou o atraso superior a 24 horas em relação ao horário original. 

R$ 7.000,00

Quando o atraso ou cancelamento resultar na chegada ao destino entre 8 e 10 horas após o previsto.

R$12.000,00

Quando o atraso ou cancelamento resultar na chegada ao destino entre 11 e 23 horas após o previsto.

R$16.000,00

Quando o cancelamento for definitivo ou o atraso superior a 24 horas em relação ao horário original. 

Ainda, alguns acontecimentos podem causar no agravamento da situação, resultando em indenizações acima das médias.

Veja alguns exemplos:

Falta de assistência por parte da companhia aérea

Demora no atendimento e descaso com o passageiro

Perda de um compromisso

Necessidade de supostas despesas não previstas, como com alimentação ou hospedagem

Dica: 

É muito importante sempre preservar os registros que demonstram os acontecimentos listados acima ou outros acontecimentos prejudiciais, por isso, se possível, tire fotos e faça vídeos quando algo incomum acontecer e guarde eventuais comprovantes de despesas.

Direitos

Sim, o passageiro prejudicado pela atuação defeituosa da companhia aérea tem mais alguns direitos:

Receber informações claras e precisas sobre o motivo do atraso ou cancelamento de voo

Ser atualizado a cada 30 minutos sobre a previsão de decolagem ou acomodação em um novo voo

Ser acomodado no primeiro voo disponível para o mesmo destino, ainda que de outra companhia aérea

Receber toda a assistência necessária para alimentação, hospedagem e transporte

Ser reembolsado pelas despesas não previstas, desde que devidamente comprovadas

Ser reembolsado por eventuais prejuízos financeiros, como a perda de diária reservada previamente

Importante

É muito importante saber o motivo do atraso ou cancelamento do voo, pois algumas situações isentam a companhia aérea de prestar indenização, tais como nevoeiro, furação ou terremoto (causas naturais).  Por isso, exija uma carta ou uma declaração formal por e-mail da companhia aérea, relatando o motivo do atraso ou cancelamento do voo. 

A companhia aérea tem a obrigação de disponibilizar esse documento ao passageiro. É preciso detalhar todos os itens que estavam dentro da bagagem extraviada. Informe o nome do item, a quantidade e, principalmente, o valor (ainda que estimado). É o Relatório de Irregularidade com a Bagagem que garante que em sede administrativa a companhia aérea dispensará atenção ao seu caso, e, na via judicial, que a companhia aérea foi a responsável pelo extravio da bagagem.

Dica: Contudo, independente do motivo do atraso ou cancelamento do voo (ainda que seja causas naturais), nada isenta a companhia aérea de prestar toda a assistência necessária para alimentação, hospedagem e transporte, se necessário. Caso ela não faça isso, comete prática abusiva contra o passageiro. 

Quem somos

Somos um escritório de advocacia especializado em direitos dos passageiros.

Buscamos desburocratizar o acesso à justiça do passageiro prejudicado pela companhia aérea.

Temos mais de 8 anos de atuação no tema, com mais de 1.000 passageiros assessorados e indenizados e mais de 5 milhões em indenizações.

Temos mais de 8 anos de atuação em favor do passageiro prejudicado pela companhia aérea. São mais de mil passageiros assessorados e indenizados e mais de 5 milhões em indenizações. 

Um pouco mais sobre nossa atuação:

Prestamos assessoria completa, na esfera administrativa e na esfera judicial.

Atuamos em todo o Brasil e no exterior: atualmente, temos clientes em todos estados nacionais e em 15 países diferentes.

Prezamos pela modernidade, pela comodidade e pela segurança dos nossos clientes. Por isso, nosso atendimento é 100% digital e humanizado, o que facilita a comunicação e a preservação do histórico.

Nossos processos também são 100% digitais, sem a necessidade de atos presenciais, o que possibilita ao cliente o acompanhamento on line do seu caso e em tempo real, de qualquer lugar do mundo.

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